Confira 5 filmes sobre escravidão no Brasil que podem ser usados na redação do Enem 2xe2b

1k5r2p

O LeiaJá, em parceria com o projeto educacional Vai Cair No Enem, separou uma lista com cinco filmes brasileiros

Confira 5 filmes sobre escravidão no Brasil que podem ser usados na redação do Enem

Cafundó (2005). Foto: Reprodução/YouTube

A escravidão no Brasil, que perdurou por mais de três séculos, teve sua abolição apenas em 13 de maio de 1888, após a Princesa Isabel sancionar a Lei Áurea. O tema, além de discorrer debates sociais e políticos para a história brasileira, pode ser utilizado como repertório sociocultural na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É importante salientar que a abolição da escravatura foi um processo árduo, de muita luta pelo direito à liberdade e não foi um ‘presente’ dado pelos portugueses. Dessa forma, observa-se que, após esse longo conflito, alguns impactos enfrentados pelos ex-escravizados perduram até hoje na sociedade. Seja na luta por direito à moradia, educação e economia. Isso reflete como as mazelas sociais têm ligação com suas raizes históricas, influenciando diretamente na marginalização do povo preto, baixa participação política, discriminação e altas taxas de desemprego”, argumenta o professor de redação Igor Bernardo.

Pensando nisso, o LeiaJá, em parceria com o projeto educacional Vai Cair No Enem, separou uma lista com cinco filmes que abordam a escravidão e que podem ajudar a construir os textos dissertativos-argumentativos em temas correlacionados. Confira abaixo:

1) Cafundó (2005) 2f2b47

No filme Cafundó, é retratado um drama histórico baseado em fatos reais de um ex-escravizado João de  Camargo- interpretado pelo o ator brasileiro, Lázaro Ramos- que se torna uma figura mística e religiosa após deixar de ser escravizado. Na filmografia, João luta para encontrar seu lugar na sociedade que continua marcada pelo preconceito e pela desigualdade pós período abolicionista. A espiritualidade é um dos retratos da obra, quando o personagem se encontra desiludido com a pobreza, o racismo e o abandono, a partir disso, ele sofre uma crise espiritual e, em meio a visões místicas, inicia uma trajetória como curandeiro e líder espiritual, misturando elementos do catolicismo com tradições africanas. 

Onde assistir: YouTube

2) A Ultima Abolição (2018) 5s2g58

No documentário A Ultima Abolição, da diretora e roteirista brasileira Alice Gomes, é mostrado uma série de análises críticas sobre o processo de abolição no Brasil, como o último país a acabar com a escravidão e extiguir oficialmente essa prática em 1888. A obra traz em destaque o protagonismo do povo negro e a luta pela sua própria liberdade, com uma contraposição da história tradicional que atribui a libertação do povo escravizado a partir da benevolência da Princesa Isabel, ao sancionar a Lei Áurea. Os temas retratados no documentário são os movimentos abolicionistas e a resistência escrava, incluindo revoltas, os quilombos e estratégias de luta dos escravizados e os libertos. Um ponto forte da documentação é o papel das mulheres negras na resistência.

Onde assistir: GloboPlay e PrimeVideo 

3) 7 prisioneiros (2021) 1i634r

A escravidão moderna no Brasil é o principal triunfo da trama do filme 7 prisioneiros, que conta história de Mateus, um jovem de 18 anos do interior do Brasil, aceita uma oferta de trabalho em um ferro-velho em São Paulo, na esperança de proporcionar uma vida melhor para sua família. Ao chegar na cidade onde iria trabalhar, Mateus é enganado, seus documentos são confiscados, e ele é forçado a trabalhar em condições degradantes sob o comando de Luca (Rodrigo Santoro), um capataz que opera um esquema de trabalho análogo à escravidão.

Onde assistir: Netflix 

4) Besouro (2009)  57286d

Misturando ação e aventura, o filme Besouro, lançado em 2029 e protagonizado pelo ator brasileiro Aílton Carmo, conta a vida de Manoel Henrique Pereira, conhecido como Besouro Mangangá. O lendário capoeirista baiano se tornou símbolo da resistência negra no início do século XX. A ambientação retrata o recôncavo baiano na década de 1920, onde, mesmo após a abolição da escravidão, os negros continuam a enfrentar opressão e exploração. Depois da morte de seu mestre, Besouro se isola para aprimorar as habilidades e, guiado pelos orixás, retorna com o “corpo fechado” para liderar a luta contra as injustiças impostas pelos poderosos locais.

Onde assistir: YouTube

5) Doutor Gama (2021) 695q6f

Doutor Gama é um drama biográfico brasileiro, que retrata a vida de Luiz Gama, uma personalidade negra do Brasil na segunda metade do século XIX e um dos mais importantes abolicionistas da história brasileira. Luiz, nascido livre na Bahia, foi vendido e escravizado aos 10 anos pelo próprio pai para pagar dívidas de jogo. Gama aprendeu a ler e escrever sozinho, sendo um autodidata e conquistando sua liberdade por meio da justiça. O filme acompanha sua trajetória desde a infância até a fase adulta, destacando sua luta incansável contra a escravidão e o racismo, além de sua contribuição como jornalista, poeta e ativista político.

Onde assistir: GloboPlay