Presidente do Sintepe responde vereador do Recife: ‘este sindicato não vai abrir mão de lutar pela democracia’

Sindicalista se manifestou em vídeo postado nas redes sociais

Presidente do Sintepe responde vereador do Recife: ‘este sindicato não vai abrir mão de lutar pela democracia’

Ivete Caetano, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe). Foto: Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (19), Ivete Caetano, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe), se manifestou contra um vereador do Recife em vídeo postado nas redes sociais.

“Querem acabar com o concurso público e com o serviço público. Eles são contra a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$5 mil, que é a situação de muitos professores. Eles defendem os ricos e estão à serviço da elite deste país. Já o Sintepe e eu, estamos na luta em defesa da educação e da classe trabalhadora. E vocês, vereadores bolsonaristas? Vocês podem citar alguma conquista de vocês para a nossa categoria?”, verbalizou a sindicalista.

O vereador a quem Ivete se refere, supostamente, é Eduardo Moura (Novo), haja vista a fala discursada pelo parlamentar na última semana, em que ele afirma que o Sintepe teria se tornado cabo eleitoral e assessoria política. “O sindicato não representa uma categoria no Brasil; pior ainda, virou cabo eleitoral e assessoria política. Eu queria deixar claro que ninguém aqui é contra professor, [que] deixa de apoiar. Pelo contrário”, proferiu o vereador.

Entenda o caso

Recentemente, o Sintepe lançou a campanha “Mude o nome de sua escola: Ditadores e torturadores, nas escolas Nunca Mais!”. De acordo com a postagem oficial da entidade, o movimento exige o cumprimento da Lei Estadual nº 16.629/2019, que “veda à istração Pública do Estado de Pernambuco realizar qualquer tipo de homenagem ou exaltação ao Golpe Militar de 1964 e ao período da ditadura” e também proíbe homenagens a ditadores e em “prédios, rodovias, repartições públicas e bens de qualquer natureza pertencente ou sob gestão da istração Pública Estadual direta e indireta”.

Além de Eduardo Moura, o também vereador recifense Gilson Machado Filho declarou-se, em tribuna, contra o requerimento realizado pelo Sintepe.

“Eu acho que o sindicato de educadores deveria focar em primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto lugar na educação e ponto final. Ao invés de se preocupar com discurso político, deveria se preocupar em fazer aula de educação financeira, história do Brasil, aula de matemática, mas não. Está aqui para fazer política em cima das nossas crianças. Então, a gente não deveria estar discutindo voto de aplausos para este sindicato”, enfatizou o parlamentar.

Confira a postagem