Em segundo dia de assembleia, professores da rede municipal do Recife rejeitam proposta da Prefeitura 1u4a1k
1k5r2p
Proposta ofertada pela gestão municipal foi de um reajuste de 3%
maio 20, 2025 - 7:20 pm

Mobilização continua nesta quarta-feira (21). Foto: Felipe Gondim/Simpere
Professores da rede municipal do Recife, nesta terça-feira (20), se reuniram no pátio da Prefeitura para a segunda rodada de negociações. A categoria, no entanto, rejeitou a proposta de reajuste salarial de 3% apresentada pela gestão municipal.
Na segunda-feira (19), uma proposta enviada pelo prefeito João Campos (PSB) foi rejeitada pelos sindicalistas. A medida oferecia um reajuste salarial de 1,5% retroativo a janeiro, que sobe para 2,5% a partir de maio. Além disso, foi também proposto o pagamento de 4,41% em forma de abono salarial pago em uma única vez, sem repercussão na carreira.
Portanto, a segunda proposta propõe um pagamento dividido, sendo 1,5% retroativo a janeiro, 1% a partir de maio e 0,5% a partir de outubro, além de um abono de 3,27% referente ao período de janeiro a dezembro de 2025, pago em parcela única e sem data definida.
De acordo com o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), “a proposta, não contempla a principal reivindicação da categoria, o pagamento do Piso Salarial Nacional do Magistério com repercussão na carreira”. Segundo o sindicato, a reivindicação foi recusada em assembleia permanente, nesta terça-feira.
Além disso, a categoria destacou que a proposta não recompõe sequer a inflação de 2024 e que o abono, por não ter efeito na carreira, aprofunda o desrespeito com os profissionais da educação, especialmente aos professores aposentados.
“A proposta da Prefeitura é rebaixada e ignora o mínimo que qualquer profissional espera: ter seu salário corrigido de acordo com a inflação. O abono é um artifício que não valoriza ninguém, e a categoria tem plena consciência disso. Não vamos aceitar maquiagem de reajuste”, afirma Jaqueline Dornelas, da coordenação do SIMPERE.
Mobilização continua 5j4i68
Os docentes irão dar continuidade na mobilização, nesta quarta-feira (21), a partir das 9h, no Pátio da Prefeitura. Às 14h, a assembleia permanente terá continuidade no Clube Português, na área central do Recife, para avaliação coletiva dos próximos os do movimento.
“Nós queremos negociar, queremos estar em salas de aula com nossos estudantes, mas com valorização e dignidade. A gestão precisa parar de empurrar a categoria com propostas que não respeitam a carreira”, destaca Anna Davi, também da coordenação do sindicato.