Podcast retrata como pequenos negócios podem promover sustentabilidade t6f40
1k5r2p
Projeto também aborda a atuação de pequenos empreendimentos na COP30
maio 21, 2025 - 3:58 pm

Preservar recursos da natureza deve ser uma ação frequente em qualquer empresa. Foto: Pexels
“Você não precisa de muito para ser sustentável. O simples uso de um papel que agride menos o meio ambiente, por exemplo, já traz resultados incríveis”. A visão da empreendedora pernambucana Liliane Barreto, idealizadora da Êita, marca especializada em utensílios de segurança para celulares, reforça a importância de ações sustentáveis em várias esferas da sociedade, inclusive na economia. Ao transformar lixo em brindes e trocar materiais que impactariam o meio ambiente por papeis ecológicos, a empresária comprova que qualquer empreendedor, independente do tamanho do seu negócio, pode criar estratégias que movimentem suas finanças e, ao mesmo tempo, ajudem a cuidar do planeta.
Sob a visão de que pequenas ações de sustentabilidade têm resultados positivos gigantescos, o LeiaJá publica o seu novo podcast jornalístico: Pequenos negócios e um cuidado do tamanho do mundo. No projeto, empreendedores e especialistas desmistificam a visão de que apenas grandes empresas podem promover atitudes para preservar recursos naturais.
“A gente prova que um pequeno negócio de bairro, por exemplo, pode ser sustentável, do ponto de vista ambiental, e claro, no que diz respeito ao social. São atitudes simples, como idealizar uma forma de economizar água ou valorizar parcerias com outros empreendedores da comunidade. Assim, os empreendimentos cuidam de aspectos sociais, econômicos, além das questões ambientais, principalmente para combater problemas de ordem climática”, explica Nathan Santos, jornalista idealizador do podcast, cuja edição técnica é de Tony Vasconcelos.
O podcast também tem como mote a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em novembro deste ano, na cidade de Belém-PA. O projeto mostra como empreendedores locais estão se preparando para receber o encontro global que reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil.