Recife cancela negociação e professores realizam nova assembleia nesta quinta-feira (22) 423w65

1k5r2p

A mobilização é realizada no pátio da sede da gestão municipal

Recife cancela negociação e professores realizam nova assembleia nesta quinta-feira (22)

Professores do Recife em assembleia. Foto: Elaine Guimarães/LeiaJá/arquivo

Professores da rede municipal de ensino do Recife realizam, na manhã desta quinta-feira (22), uma nova assembleia no pátio da Prefeitura. A decisão veio após a gestão municipal cancelar, de forma unilateral, a mesa de negociação na tarde última quarta-feira (21).

Segundo o Sindicato Municipal Dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), ao chegar no local da negociação, foi informado que a Prefeitura do Recife havia cancelado a reunião. Em resposta, a categoria ocupou o hall de entrada da sede municipal.

Negociações frustradas

Ao todo, a categoria participou de seis mesas de negociação junto à Prefeitura do Recife. Em todas as reuniões, a categoria saiu frustrada diante da proposta de reajuste oferecido pela gestão municipal.

A última proposta foi de 3%, dividido entre 1,5% retroativo a janeiro, 1% a partir de maio e 0,5% em outubro – além de um abono de 3,27%, não incorporado à carreira, referente ao período de janeiro a dezembro de 2025, sem data definida para pagamento.

Desde abril, os professores da rede municipal do Recife exigem o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério de 2025, que é 6,27%, com rebatimento na carreira. Além disso, foram pautadas melhorias nas condições de trabalho e valorização dos profissionais da ativa e aposentados.

Palavra-chave: professores
Metadescrição: A mobilização dos professores veio após a gestão municipal cancelar, de forma unilateral, a mesa de negociação na tarde última quarta-feira (21).