Galeria Marco Zero recebe exposição de Hildebrando de Castro

Mostra reúne trabalhos inéditos inspirados na arquitetura do Recife e Olinda

Galeria Marco Zero recebe exposição de Hildebrando de Castro

Hildebrando de Castro. Foto: Rebeca Liberal

Nesta quinta-feira (22), às 19h, a Galeria Marco Zero abrirá suas portas para receber a exposição de Hildebrando de Castro. Intitulada Relevos e Pinturas, a mostra individual do artista em Pernambuco reúne 15 obras. Os trabalhos inéditos são inspirados na arquitetura do Recife e Olinda.

Para desenvolver as obras, ele dedicou cerca de um ano às pesquisas e à produção. Além disso, ele mergulhou nos trabalhos de dois arquitetos que marcaram a arquitetura pernambucana e brasileira: Luiz Nunes, responsável, entre outros, pela Caixa D’Água de Olinda, e Acácio Gil Borsoi, de edifícios como o Caeté e o Santo Antônio, ambos no Centro do Recife.

Trabalho meticuloso

Hildebrando afirmou que seu trabalho é meticuloso e exige uma pesquisa e um tempo dilatados. “Era um sonho antigo produzir a partir das obras desses dois arquitetos que tanto iro e, para isso, além de estudar vários materiais, também visitei as edificações e pude me impressionar com a complexidade dos projetos. A Caixa D’água de Olinda, por exemplo, que desde criança me intrigava por ser um prédio supermoderno em meio ao Barroco da cidade, é um absurdo de linda. O cobogó, como estética, me interessa muito. O edifício Santo Antônio, de Borsoi, com os cobogós em concreto, sempre me fascinou”, explica.

E continua: “Um dia, Roberta Borsoi, uma de suas filhas, me concedeu os croquis desse projeto e, a partir dele, fiz umas 7 obras. Essa exposição é, afinal, não só uma homenagem a esses dois grandes arquitetos, mas também ao Recife e à Olinda”.

De acordo com a curadora e pesquisadora Denise Mattar, em seu texto crítico sobre a exposição, “o trabalho de Hildebrando de Castro sempre se debruça sobre o contraste entre luz e sombra – mesmo que metaforicamente”. Dessa maneira, segundo Denise, a obra dele “se equilibra na fronteira entre a beleza e o ridículo, entre o permitido e o proibido, entre a inocência e a perversidade, entre o real e a ilusão”.

Para Denise, Hildebrando se aproxima das premissas dos artistas cinéticos, interessados em instaurar uma nova relação com o espectador. A Galeria Marco Zero fica na Av. Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O público terá a oportunidade de conferir os trabalhos do pernambucano de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 17h.

*Com informações da assessoria