Sambada’s Águas Verdes homenageia Mestre Zeca do Rolete 192on
1k5r2p
A sambada será nesta sexta-feira (23), a partir das 19h
maio 22, 2025 - 9:57 am

Mestre Zeca do Rolete. Foto: Daniela Pedrosa/Instagram
Nesta sexta-feira (23), a partir das 19h, o Pátio de São Pedro, bairro São José, receberá a primeira edição da Sambada’s Águas Verdes. Com o propósito de celebrar, fortalecer e dar visibilidade à cultura popular pernambucana, a manifestação presta homenagem ao mestre Zeca do Rolete, falecido no último dia 14 de maio.
O momento contará com shows do Coco do Pneu, Coco da Resistência e Juninho do Coco, além de participações especiais. Este evento é uma realização da Aqualtune Produções, que fomenta um território-reduto da cultura negra, lugar onde funciona o ponto de cultura afro criativo Kafuá.
Mais do que um evento, é um movimento de preservação, encontro do povo negro em diáspora, resistência e festa. “A Sambada promove encontros entre mestres, mestras, brincantes e o público em geral, promovendo a difusão das manifestações culturais de matriz afro-indígena que fazem parte da história e identidade do bairro de São José”, comentou a produtora e jornalista Lenne Ferreira.
Memorial Zeca do Rolete 4w2711
Junto com a estreia da sambada, esta edição marca o lançamento oficial da campanha de construção do Memorial Mestre Zeca do Rolete. O espaço será sediado na cidade de Paulista, lugar que o mestre desenvolveu sua obra e formou gerações de brincantes.
No memorial, haverá acervo documental, audiovisual e atividades formativas voltadas à cultura popular.
“Mestre Zeca do Rolete foi — e continua sendo — uma das mais importantes referências da cultura popular pernambucana. Com sua voz firme e poesia vibrante, Mestre Zeca foi um defensor da oralidade, e foi no coco, com seu ritmo contagiante e poesia improvisada, que ele encontrou o caminho para se expressar. Zeca do Rolete dominava essa linguagem como poucos.”, destacou a produtora cultural.
Além da música, Zeca foi educador popular e símbolo da transmissão oral dos saberes tradicionais, sendo reconhecido como um mestre formador. Para contribuir com os custos para a construção do espaço de memória, as pessoas podem doar recursos por meio do PIX: 9 8843.8777 (Galdino José).
Serviço
Evento: Sambada’s Águas Verdes
Dia: 23 de maio de 2025
Horário: a partir das 19h
Local: Rua das Águas Verdes – Pátio de São Pedro (Próximo ao Kafuá)
Atrações: Coco do Pneu, Coco da Resistência, Juninho do Coco e Capibaribe Sistema de Som