Unibol renasce como SAF com foco na base e parceria inédita com a UFPE 703w3a
1k5r2p
O clube de Paulista chegou até a disputar uma divisão nacional, a Série C de 1999
maio 19, 2025 - 7:08 pm

O Unibol foi um clube presente na esfera futebolística pernambucana no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Foto: Divulgação
Depois de 21 anos, o Unibol está de volta ao cenário futebolístico de Pernambuco, agora como Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O tradicional clube pernambucano retoma suas operações com um novo modelo de gestão, agora com foco voltado para a formação de atletas de base e no desenvolvimento de talentos de alto rendimento.
Fundado originalmente em 1996 como Unibol – Pernambuco Futebol S/C Ltda., o Unibol foi um clube presente na esfera futebolística pernambucana no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Além disso, foi o primeiro clube-empresa da história de Pernambuco.
“O retorno do Unibol como SAF, com foco na formação de atletas e em parceria com uma instituição do porte da UFPE, é um exemplo inspirador de como o futebol pode evoluir com responsabilidade, inovação e compromisso social. A Federação celebra essa iniciativa, que fortalece ainda mais o nosso cenário esportivo e abre novas portas para os talentos pernambucanos” destaca o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho.
No seu período de atividade, a equipe foi campeã do Campeonato Pernambucano Série A2 de 1998, e jogou as edições de 1999 e 2000 do Campeonato Pernambucano.
O clube de Paulista chegou até a disputar uma divisão nacional, a Série C de 1999, junto ao Náutico e ao Fluminense. O Unibol terminou eliminado na primeira fase, ficando em 28º na classificação geral entre os 36 participantes, com dez pontos em dez jogos.
A última temporada do clube no futebol profissional foi no ano de 2004, quando disputou a Série A2 do Campeonato pernambucano.
Outro fato importante da história do Unibol é que ele foi responsável por revelar Hernanes. O pernambucano – que fez carreira no futebol internacional e chegou até a representar a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014 – fez parte das categorias de base do clube durante os anos de 1999 e 2000, antes de ir para o São Paulo.
Em sua nova fase, o Unibol Futebol Clube entra com um projeto estruturado na excelência técnica e educacional. A iniciativa pretende revelar atletas com alto potencial competitivo, ao mesmo tempo, em que promove uma formação cidadã. O foco principal está nas categorias de base, encaradas não apenas como fonte de novos talentos para o futebol nacional, mas também como ferramentas de transformação social.
Um dos principais pontos do projeto é a parceria firmada com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que assumirá o papel central no desenvolvimento integral dos jovens atletas. A universidade contribuirá com conhecimento acadêmico e científico por meio de cursos, pesquisas e acompanhamento multidisciplinar. A atuação envolve profissionais de áreas como educação física, nutrição, psicologia e fisioterapia, garantindo e completo à formação esportiva.
Com essa nova estrutura, o Unibol aposta na união entre tradição e inovação, buscando um modelo de gestão sustentável e socialmente comprometido. A proposta visa não apenas fortalecer o futebol nordestino, mas também gerar impacto positivo dentro e fora dos campos.
Da assessoria da FPF