Moradores de Fernando de Noronha realizam protesto e bloqueiam rodovia 3y4z3j
1k5r2p
Moradores pedem justiça por jovem baleado e um novo para a ilha
maio 15, 2025 - 4:02 pm

Foto: Reprodução/Whatsapp
Os moradores de Fernando de Noronha realizaram, nesta quinta-feira (15), um protesto pedindo justiça por Emmanuel Pedro, que levou um tiro de um delegado de polícia durante uma festa, no início do mês. Os manifestantes também reclamaram a falta de um na Ilha, cujo cargo está vago há pelo menos cinco meses. Desde o final de março o governo do estado indicou um novo nome para a vaga, mas ainda não foi agendada a sabatina na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Emmanuel Pedro foi baleado na perna no último dia 4 após se desentender com Luiz Alberto Braga de Queiroz, em uma desavença causada por ciúmes. Luiz Queiroz atuava como delegado substituto na ilha, cobrindo as férias do delegado adjunto. Na discussão, gravada por uma câmera de segurança, Luiz empurra e aponta o dedo para Emmanuel, que parte para cima dele. Em resposta, Luiz saca seu revólver e atira na perna do rapaz.
Ele foi levado a um hospital local, e depois transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, por onde ou por uma cirurgia na perna, e ainda segue internado. Luiz Queiroz foi afastado do cargo por 120 dias para que a Corregedoria dê continuidade às investigações do caso.
Protesto pela falta de istração 3q2y71
No protesto, os moradores alegaram que não é justo que a istração de Fernando de Noronha aconteça por alguém que é indicado pelo governo do estado. Ex- do arquipélago, Domício Alves Cordeiro esteve presente no ato e afirmou se juntar à revolta popular. “Nós não podemos ficar calados e omissos diante do que tá se ando em Fernando de Noronha. Eu digo sempre, moramos no Brasil, mas não somos brasileiros, nós somos tratados como uma colônia ultramarina do estado de Pernambuco. Eles mandam pra cá interventores”, declarou.
Ime para confirmação de nova istração em Fernando de Noronha 6y125b
O debate sobre a nova istração da ilha está travado na Alepe há alguns meses. No dia 28 de março, Virgílio Oliveira foi indicado pela governadora Raquel Lyra (PSD), fazendo um gesto ao Avante, que havia entrado na base de seu governo à época. No entanto, o cargo está vago desde janeiro, após a saída de Thalyta Figuerôa, que istrava a ilha antes. Lyra ainda chegou a indicar Walber Santana, mas retirou o nome antes ainda da sabatina.
A discussão atual está em torno do agendamento da sabatina, cuja decisão depende do aval do presidente da Alepe, Álvaro Porto.