Missa de reabertura do Santuário de Nossa Senhora da Conceição emociona fiéis 2t1114
1k5r2p
Emoção tomou conta do público, que aguardou nove meses pela reabertura do templo
maio 21, 2025 - 7:22 am

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá
A alegria de celebrar sua fé é uma experiência única para cada fiel. Entre choros e sorrisos, centenas de devotos de Nossa Senhora da Conceição compareceram, nesta terça-feira (20), à missa de reinauguração do Santuário, no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. A cerimônia marcou a retomada das atividades dentro do templo, depois da queda do teto, que vitimou 27 pessoas, entre elas, duas morreram.
Uma das presentes foi Sandra Lúcia, de 54 anos, devota de Nossa Senhora da Conceição desde que nasceu. Com a voz embargada, ela mal conseguia expressar o que estava sentindo naquele momento, após comparecer todo domingo às missas do lado de fora, esperando o dia em que entraria novamente no templo. “É muita emoção. A gente que ficou todos os domingos, e ficou ali fora, ver o santuário sendo reinaugurado, é muita emoção”, disse.

A gerente de logística foi acompanhada de sua família, que também é devota. Ela compartilhou ainda um pouco de sua história com a fé, que a trouxe de volta para perto da santa. “Esse amor que eu tenho por Nossa Senhora é antigo. Eu tenho um amigo que me reergueu novamente a esse amor. Ele disse assim: ‘vamos fazer esse reavivamento por Nossa Senhora’, e eu estou aqui”, contou.

Fiéis se emocionam pela devoção 3a5822
Quem também não perdeu a cerimônia, chegando com mais de uma hora de antecedência, foi dona Edileuza Lourenço da Silva, de 76 anos. De sorriso meigo, ela afirma que sempre foi devota da santa, e não podia perder a reinauguração por nada. “Sempre quando posso eu venho aqui, e hoje que é a reinauguração aqui, eu não podia estar em outro lugar”, disse.

Moradora do Alto de Santa Isabel, bairro próximo ao Morro da Conceição, Dona Edileuza pegou um ônibus para se locomover, e chegou cedo, para garantir um bom lugar sentada no templo. “Eu sabia que ia ter muita gente, quase que eu não pegava lugar. Para a casa de Deus a gente tem que vir cedo”, destacou.
Dona Edileuza, que tem duas filhas, pontuou ainda que seus pensamentos estão sempre nelas e em sua mãe, que faleceu em novembro do ano ado, aos 92 anos. Com os olhos marejados, ela contou que a missa também é para interceder por ela. “Eu [ainda] ei dois anos sem vir aqui porque tava tomando conta dela. Fiquei com a minha mãe até o final, e não to arrependida não. Jesus sabia que eu não vinha porque eu tava com a minha mãe”, disse.
Entenda os ritos da missa de reinauguração 2l2k39
Dedicação do altar – Rito solene da Igreja Católica realizado por um bispo que consagra o novo altar a Deus para que o culto divino (Santa Missa) possa acontecer. Esse ato ocorre em dois momentos: quando uma igreja é construída ou restaurada (como no caso do Santuário do Morro).
No ato, o altar é benzido com água benta, ungido com óleo do Crisma (o mesmo óleo da Quinta-feira da Semana Santa, que é espalhado pelas mãos do bispo celebrante em cima da mesa do altar) e a incensação (com uso de incenso e turíbulo, o altar é incensado).
Depois a mesa do altar é revestida com uma toalha branca e velas são acesas para a primeira celebração eucarística.
Dedicação da Igreja – As paredes de vidros do Santuário serão aspergidas com água benta, dedicando também todo o espaço litúrgico a Deus. As pessoas presentes também serão aspergidas com a água benta.
Relíquias – fragmentos do corpo de um santo ou objetos que foram usados ou que estiveram em contato com ele. São classificadas em três graus: relíquias de primeiro grau (restos mortais, como ossos ou cabelos), de segundo grau (objetos pessoais, como roupas ou terços) e de terceiro grau (objetos que tocaram o corpo do santo, como lenços).
Por tradição, ao dedicar um altar são depositados fragmentos dos Santos, as relíquias.
As relíquias que estão no altar do Santuário são de Santa Maria Goretti, Santa italiana, padroeira da castidade, e São Frei Galvão , primeiro santo brasileiro.
*Com informações da assessoria do Santuário do Morro da Conceição.