Eduardo Moura quer proibir que protestos fechem as ruas do Recife o2co
1k5r2p
Projeto de Lei de autoria do vereador fixa multa aos responsáveis por manifestações que obstruam vias públicas da cidade
maio 6, 2025 - 1:25 pm

Eduardo Moura. Foto: Reprodução/Redes Sociais
O vereador Eduardo Moura (Novo) encaminhou, nessa segunda-feira (5), um Projeto de Lei (PL) para proibir a obstrução de ruas e avenidas em dias de manifestação no Recife. A proposta estipula uma multa de até R$ 2.500 aos responsáveis pelos atos que descumprirem a lei.
O projeto 140/25 determina que, pelo menos, uma faixa de rolamento fique livre para a agem de veículos durante a manifestação. O texto destaca que a obstrução das vias dificulta atendimentos emergenciais de equipes de saúde, dos bombeiros e da polícia.
A proposta também impõe que os organizadores deverão informar o horário, o percurso e o tempo estimado da manifestação à Prefeitura do Recife, no mínimo, 48h antes do ato.
O descumprimento reincidente dobra a multa, que poderá ser convertida em prestação de serviço comunitário e participação em programas educativos sobre segurança urbana e mobilidade.
O vereador defende que a proposta não prejudica o exercício do direito constitucional de reunião pacífica disposto no art. 5º da Constituição Federal.
Na sua visão, o projeto visa equilibrar esse direito com “parâmetros mínimos de segurança” para proteger a vida, a saúde e a segurança pública. “A cidade do Recife já registrou, segundo fontes internas das Áreas de Saúde e Segurança (a serem formalmente confirmadas), diversos episódios em que atendimentos de urgência foram severamente prejudicados devido a bloqueios absolutos de vias”, justificou na proposta.
Quer fazer alguma denúncia? Sugerir uma matéria ou até mandar críticas e elogios? Fala com a gente no WhatsApp. É só clicar aqui e mandar teu recado.