Oblivion Remastered é um espetáculo visual 3p1cw
1k5r2p
Unreal Engine 5 garantiu modelos e física mais realista para o título, enquanto que o gameplay se manteve sem grandes alterações
maio 8, 2025 - 10:22 am

Imagem: Divulgação/Bethesda
No mês de abril a Microsoft surpreendeu uma parte significativa de seu público com o anúncio de “The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered”, título originalmente lançado em 2006 pela Bethesda, mas que agora possui uma versão atualizada para os que querem revisitar essa aventura ou vivê-la pela primeira vez. Mas a maior surpresa, é que logo assim que a remasterização foi anunciada, também foi revelado que o jogo já estaria disponível para os s do Xbox Game ou para ser comprado nas lojas digitais do Xbox, PS5 e PC.
Remasterizações na franquia “The Elder Scrolls” tem sido algo bastante comum nos últimos 14 anos, já que o último título inédito da saga foi o renomado “Skyrim” (2011). Além disso, “The Elder Scrolls VI” foi anunciado na E3 de 2018 com apenas um teaser e desde então não recebeu nenhuma novidade significativa. Neste caso, “Oblivion Remastered” chega como um respiro para os fãs, enquanto novidades da saga são aguardadas. O LeiaJá teve a oportunidade de testar o jogo em sua versão de Xbox Series X/S.
Na história, o jogador assume o papel de um prisioneiro, que tem seus crimes perdoados após o imperador sofrer um ataque que atenta contra a sua própria vida. Na sequência dos eventos, o líder é abatido e o protagonista sem nome recebe a missão de levar o Amuleto dos Reis para um indivíduo chamado Jauffre.
Com isso, o jogador será levado para um vasto mundo aberto, onde terá a escolha de seguir com sua missão principal ou explorar o mapa em busca de outras tarefas. Vale destacar que em 2006, estes tipos de jogos que ofereciam mais liberdade para o jogador ainda eram vistos como novidades e suas estruturas estavam em um processo de amadurecimento. Na época, a principal referência para esse formato eram os jogos da franquia Grand Theft Auto (GTA).
Algo que deve ficar claro para todos que vão jogar “The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered”, é que apesar da melhoria visual e da localização dos textos em português brasileiro, o game ainda mantém os aspectos estruturais da sua versão original. Por conta disso, muitos podem considerar o gameplay travado e o ritmo lento.
O desafio de Oblivion 2x6v20
Adaptar jogos antigos para uma plataforma moderna será sempre uma proposta válida, pois não é algo apoiado apenas em nostalgia, mas também na possibilidade de apresentar um clássico ao público moderno. Empresas como Aspyr Media por exemplo, tem feito trabalhos de remasterizações exemplares em franquias como “Tomb Raider” e “Soul Reaver”, que mesmo sendo jogos que possuem diversos sinais de envelhecimento, conseguem ficar apresentáveis o suficiente para os novos e antigos fãs.
No quesito visual, é possível dizer que o título vai muito além de uma remasterização, já que seus novos gráficos e texturas ficam à altura dos jogos modernos. Os modelos de objetos e personagens contam com mais detalhes e os cenários dispõe de uma tecnologia de iluminação moderna, o que garante uma experiência mais realista e imersiva.
Tudo isso fica a crédito do motor gráfico Unreal Engine 5, ao qual permitiu que todas essas mudanças de modelagem e física fossem implementadas. Mas, mecanicamente o jogo ainda se mantém fiel ao original, portanto, quem já não gostava antes, dificilmente se agradará com essa nova versão.
Vale destacar que “The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered” é um game feito pensado para ser jogado com a câmera em primeira pessoa (formato onde o jogador enxerga todo o cenário pelos olhos do personagem), mas ele também dispõe de um aspecto em terceira pessoa, que por mais que não seja o ideal, é funcional para os que sofrem de cinetose ou simplesmente não se agradam do estilo.
Vale a pena jogar ou rejogar? 3l5j15
“The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered” chegou de maneira inesperada e sua receptividade positiva mostrou a força que a franquia ainda ostenta nos dias de hoje. Mesmo com quase 20 anos de seu lançamento original, a Bethesda conseguiu alterar a estrutura visual o suficiente para deixá-lo com um aspecto moderno. Contudo, o gameplay segue sem grandes alterações e pode ou não causar estranhamento aos que forem se aventurar neste mundo pela primeira vez.
O título está disponível para todos os s do Xbox Game , tanto na versão de console quanto no PC. Também é possível comprar o game por R$264,90 no PS5 e PC; e R$264,95 no Xbox Series X/S.
*Colaboração de Alfredo Carvalho para o LeiaJá